Terratins apresenta resultados na execução do Plano de Negócios 2019

09/12/2019 - Letícia Elias/Governo do Tocantins

O Presidente da Companhia imobiliária do Estado do Tocantins (Terratins), Aleandro Lacerda realizou na tarde desta quinta-feira, 05, na sede da companhia uma reunião com servidores e representantes de instituições parceiras da empresa, com o objetivo de divulgar as metas e resultados na execução do Plano de Negócios da Terratins, exercício 2019.

Além de apresentar a estrutura da pasta, ressaltou os avanços em sua gestão no governo Mauro Carlesse, e os desafios da Terratins em desburocratizar os processos com cartórios e municípios em 2020 para ampliar a entrega de mais títulos de propriedade.

Com intuito de contextualizar o trabalho realizado pela companhia, o titular da pasta ressaltou que a Terratins desenvolve um trabalho de regularização fundiária urbana, que assegura a posse dos títulos de imóveis definitivos para as famílias que não possuem seus lotes regularizados.

De acordo com Aleandro Lacerda, nesse ano de 2019 à frente da pasta, o trabalho vem sendo o de consolidar as importantes parcerias das instituições que devem estar integradas atuando para a efetivação das ações de Regularização Fundiária em todo nosso Estado. “As instituições precisam entender que quando todos os atores participam, a efetivação das ações tem mais celeridade e eficácia. Realizamos o mapeamento das várias frentes de trabalho referente a regularização, e traçamos estratégias para realizar ações de recadastramento, convalidação, emissão e entrega de títulos de propriedade”, ressalta.

Resultados

Ainda segundo o Presidente, somente nesse ano, a Terratins realizou a entrega de 194 títulos, emitiu 2.696 títulos, dos quais 581 títulos serão entregues às famílias proprietárias pelo governador Mauro Carlesse no próximo ano e realizou a convalidação de 209 títulos em Palmas. ”Um universo significativo mas que precisa ter como foco ampliar esse resultado com a participação de todas as instituições envolvidas no processo para que mais famílias recebam o documento de sua propriedade e tenham segurança jurídica sobre seus imóveis”, enfatiza.

Ao longo da reunião, Aleandro Lacerda também ressaltou ações estruturantes realizadas que já começaram a gerar resultados importantes no que diz respeito a receita da empresa. “Estamos fechando o ano positivamente, obtivemos R$ 13,1 milhões provenientes da venda de 59 lotes licitados formando uma carteira de recebíveis para os próximos dez anos de receita para a empresa. Isso contribui significativamente para gerir as ações e dar continuidade no trabalho no próximo ano”, comenta Aleandro Lacerda.

Presentes

Estiveram presentes na reunião representantes da Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado (PGE); representantes de cartórios de registro, membros do Conselho de administração, Conselho fiscal e representantes do Comitê de auditoria da companhia.

Terratins

Instituída sob a forma de sociedade anônima de economia mista de capital fechado, submetida ao controle acionário do Estado, a Terratins tem a finalidade de gerir o patrimônio imobiliário do Estado do Tocantins de acordo com as atividades imobiliárias de interesse estatutário, com utilização, aquisição, administração, fiscalização, aluguel, concessão de direito real de uso, disposição, incorporação, oneração e alienação de bens; e principalmente realizar a regularização fundiária urbana em diversos municípios do Tocantins, com vista ao ordenamento das cidades e implantação de programas e projetos.