Notícias

Terratins promove atividades de encerramento do Outubro Rosa

31/10/2019 - Letícia Elias/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins(Terratins), realizou nessa quinta-feira, 31, na sede da Companhia, uma ação de encerramento da campanha Outubro Rosa, com o objetivo de repassar informações, reforçar a importância da prevenção contra a doença, sensibilizando todas as servidoras presentes.

Segundo o presidente da Terratins, Aleandro Lacerda, ações como esta contribuem de forma significativa para maiores esclarecimentos entre as mulheres. “O nosso objetivo como gestor é também criar espaços construtivos no ambiente de trabalho e a campanha é uma oportunidade de refletir sobre a importância de se procurar um médico na busca de melhorar o enfrentamento contra a doença e reduzir os índices de mortes por esta causa", ressaltou.

A programação alusiva ao Outubro Rosa iniciou com a ginástica laboral realizada pelo profissional de educação física, Flavio Moura, que coordenou exercícios de alongamento, respiração, coordenação e uma dinâmica com objetivo de trabalhar o espírito de equipe e a interatividade no ambiente de trabalho.

A enfermeira da área técnica de Controle do Câncer de Colo do Útero e Mama, Fernanda Sousa, da Secretaria de Estado da Saúde, reforçou sobre os diversos aspectos do câncer de mama e do câncer do colo do útero, como as causas, fatores de risco, sinais e sintomas da doença, tratamento, índices de casos com mortalidade no Estado e realização de exames e auto-exame. Ainda sobre a prevenção, a enfermeira destacou que é muito importante a realização da mamografia e do exame papanicolau. Na oportunidade, as servidoras puderam tirar dúvidas sobre tudo que foi abordado.

“Oportunidades como essa nos fazem refletir sobre a necessidade de procurar um médico; muitas vezes adiamos e a prevenção é um passo muito importante dado por nós. Aprendi muito aqui hoje e irei realizar os exames de prevenção até o final do mês”, ressalta a servidora Tatiane Alves.

A ação no Terratins contou com a parceria da Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins, Espaço Cuidart, Letícia Lino, Giordana Bastos, Renata Glamour, RJ Jóias e Folheados, Empório Hair, Estúdio Taíse Gomes e Loja Elegante.

Campanha

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer do colo do útero.